Campanha Leite Solidário transforma acordo coletivo em solidariedade
O que era apenas um acordo coletivo beneficiando trabalhadores do carvão foi transformado numa intensa campanha de solidariedade nas Empresas Rio Deserto. Por convenção coletiva, todo funcionário de indústria carbonífera recebe 18 litros de leite mensalmente e nas Empresas Rio Deserto não é diferente. No entanto, através da campanha Leite Solidário, os próprios trabalhadores estão revertendo o benefício a que eles têm direito em um ato de solidariedade e contribuindo para melhorar a condição de vida de famílias e entidades filantrópicas dos municípios de Criciúma, Urussanga e Lauro Muller.
A campanha Leite Solidário foi lançada internamente nas Empresas Rio Deserto em outubro de 2005. “Nosso objetivo principal é estimular a participação dos colaboradores em ações voluntárias de solidariedade”, explica a psicóloga Priscila Milaneze, do Departamento de Recursos Humanos da empresa. A idéia criada por um estagiário foi aperfeiçoada e lançada aos poucos dentro das unidades das Empresas Rio Deserto. Em outubro, apenas o Escritório Central participou. Em novembro, a campanha chegou em mais cinco unidades e só em dezembro foi lançada na Mina Barro Branco, em Lauro Muller, onde há a maior concentração de colaboradores das Empresas Rio Deserto.
De outubro de 2005 até janeiro de 2006, a Campanha Leite Solidário resultou na arrecadação de 536 litros de leite. Cada unidade é responsável por definir o destino do leite arrecadado e de realizar a entrega. “Fazemos questão de que sejam famílias ou entidades do próprio município onde está a unidade para que os colaboradores sintam-se mais motivados a participar”, explica a psicóloga Priscila. A expectativa é de que o volume de leite fique ainda maior, já que a unidade com mais colaboradores só entrou na campanha em dezembro.
Na primeira semana de cada mês, 593 colaboradores levam para casa 10.674 litros de leite. O objetivo da campanha Leite Solidário é incentivar a doação voluntária de pelo menos um litro por colaborador.
<< Home