Pesquisa IMPRENSA/MaxPress/ABERJE: assessoria de imprensa não é trabalho para Relações Públicas
Por Denise Moraes e Pedro Venceslau, da redação do Portal Imprensa
Assessoria de imprensa não é um trabalho para relações públicas, mas para jornalistas. Assim pensam as redações consultadas pela pesquisa IMPRENSA/MaxPress/ABERJE, que ouviu 405 jornallistas de todo país, de um universo de 16.713, selecionados a partir do mailing MaxPress, o cadastro mais completo de jornalistas em atuação do Brasil.Segundo 77% dos entrevistados, o responsável pela assessoria de imprensa das empresas deve ser um jornalista. Apenas 13% acham que essa função deve ser exercida pelo relações públicas. Para 6% dos entrevistados, tanto faz. 2% preferem publicitários cuidando da assessoria de imprensa e outros 2% afirmam que não deve haver intermediário nesse tipo de serviço. Esse é um dos pontos mais polêmicos da pesquisa. Apesar de jornalistas e RPs conviverem harmoniosamente nas assessorias de comunicação, seus conselhos gestores travam uma batalha legal para garantir mercado a seus filiados. O Conferp - Conselho Federal de Relações Públicas - determina que assessorias devem ter pelo menos um RP atuando na equipe, de preferência como gerente.
<< Home