Natal Reciclado beneficia detentos e meio ambiente
A decoração de Natal em Criciúma está envolvendo desde alunos de escolas municipais, catadores de materiais recicláveis a detentos do Presídio Santa Augusta. É o Projeto Natal Reciclado, uma parceria da CDL, Unesc, Rede Municipal de Ensino e Presídio Santa Augusta.
Desde junho, 80 detentos de três alas do Presídio trabalham na confecção das peças que vão decorar o centro da cidade, a Próspera e o Rio Maina. Eles já produziram 22 árvores de Natal com 1,80 metro, nove árvores de três metros, quatro árvores de seis metros, 13 bonecos de neve, além de 67 bolas de Natal, que irão enfeitar as árvores da Praça Nereu Ramos. A cada três dias de trabalho no projeto, os detentos têm reduzido um dia da pena.
Para a produção de todo este material, foram necessárias mais de 44 mil garrafas descartáveis. Parte deste volume foi recolhida por alunos de 1ª a 8ª séries de 25 escolas municipais, e outra parte recolhida por catadores de materiais reciclados. A CDL está investindo R$ 45 mil na compra destes e outros materiais utilizados na produção das peças. A escola que mais arrecadou vai ganhar ainda um computador de presente da CDL. A Unesc está responsável pela coordenação da parte de produção das peças.
Além das peças feitas de materiais recicláveis, a decoração de Criciúma terá mais de 600 painéis enfeitando os postes da Avenida Centenário, Próspera, Pinheirinho, Rio Maina e Centro. Uma equipe de oito pessoas já iniciou a instalação dos enfeites. Ao total, serão investidos pela CDL aproximadamente R$ 145 mil em decoração.
<< Home