AlfaPress é um blog para divulgar as atividades da Alfa Comunicação Empresarial e de seus clientes. Também tem a intenção de repassar informações que interessem aos jornalistas de modo geral. (48) 3433.6116 alfa@alfacom.jor.br

23 março 2006

Almoço do Varejo discute impacto provocado pela China



O Almoço do Varejo, promovido pela CDL de Criciúma, contou com a presença do deputado estadual Clésio Salvaro, nesta quinta-feira (23/03). O deputado fez um balanço de suas atividades, principalmente na área empresarial. No entanto, o encontro também serviu para que fosse encaminhadas e apresentadas algumas questões:

PRODUTOS IMPORTADOS DA CHINA
O encontro na CDL teve também a participação do presidente do Sindivest, Santos Longaretti, convidado especialmente pelo presidente Renato Carvalho para expor os problemas que já estão sendo enfrentados pelo setor de confecção em função das importações de produtos da China. “Se hoje este setor é um dos que mais empregam aqui na região, é um dos que mais vai ter problemas daqui pra frente”, explicou Renato Carvalho, pedindo o apoio do deputado Clésio Salvaro nesta questão. O presidente do Sindivest, Santos Longaretti, contou que indústrias já estão fechando em São Paulo devido á concorrência dos produtos chineses. Mas, de acordo com Longaretti, o maior problema é provocado justamente pelos brasileiros. “Os brasileiros estão levando suas modelagens para a China, trazendo o produto pronto de lá e só colocando a etiqueta aqui”, explicou. “Essa atitude vai gerar um problema gravíssimo”, alertou Longaretti. Sobre esta questão, o deputado Clésio Salvaro disse que a solução seria a criação de uma cláusula de barreira. “Não temos como competir com os chineses, porque nossa carga tributária é muito alta. Quase 41% dos preços dos produtos brasileiros são impostos”, falou Salvaro.


POLÍCIA FEDERAL EM CRICIÚMA
De acordo com o deputado Clésio Salvaro, um trabalho vem sendo realizado para incluir no orçamento da União a implantação da Polícia Federal em Criciúma. “Nossa expectativa é ter essa unidade aqui em 2006 ou 2007”, disse o deputado. Nos contatos realizados por Salvaro junto ao Ministério da Justiça, dois argumentos foram apresentados para a não instalação da PF aqui: falta de demanda e ausência de recursos. “Demanda nós já provamos que tem, agora estamos atrás dos recursos”, afirmou Salvaro. O presidente da CDL de Criciúma, Renato Carvalho, reiterou a necessidade de implantação da PF no município e falou dos esforços que a própria CDL vem fazendo neste sentido. “Nós estamos em contato direto com o Dr. Ildo Rosa, já temos todos os números que comprovam a necessidade da Polícia Federal e agora estamos mobilizando os deputados federais”, explicou Carvalho.


CÉLULAS TRONCO PARA CARDÍACOS
Outro assunto apresentado no Almoço do Varejo pelo deputado Clésio Salvaro foi a intenção do Hospital São José, de Criciúma, de implantar um laboratório de células tronco para o tratamento de doenças cardíacas. O cardiologista Ricardo José Choma, do Instituto de Cirurgia do Coração do Hospital São José, mostrou como as células tronco podem ser utilizadas na cura de problemas cardíacos. De acordo com Choma, são necessários R$ 100 mil para a implantação do laboratório no Hospital São José, o que deve acontecer dentro de um ano. O hospital vai disponibilizar o espaço físico e os profissionais que atuarão no laboratório. O deputado Clésio Salvaro já se comprometeu em adquirir equipamentos de informática. Além disso, Salvaro disse já ter encaminhado pedido de recursos para a Secretaria de Saúde e para o Governo Federal. Outra ação que está sendo encaminhada é o credenciamento do Hospital São José para a realização de transplantes cardíacos. A intenção é ser referência no tratamento de problemas cardíacos.