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08 maio 2006

Convenção das Lojas Fátima: qualificação para os vendedores


Por onde começa o trabalho para aumentar as vendas de uma loja de varejo? Para o empreendedor Júlio Wessler, das Lojas Fátima, o primeiro passo é investir na qualificação do vendedor. Assim surgiu a idéia da primeira Convenção Lojas Fátima, realizada neste final de semana com a participação de fornecedores de diversas marcas e funcionários da loja.
Os 70 funcionários das três lojas de Criciúma foram divididos de acordo com a área em que atuam – material de escritório, esporte e brinquedos. Cada equipe recebeu oito horas de treinamento com profissionais de marcas conhecidas como Penalty, Náutika, Faber Castell, Chicco, Mattel e Lego.
De acordo com o gestor de vendas da indústria de brinquedos Mattel, Vanderlei Marholt, é a primeira vez que uma loja de Santa Catarina chama a Mattel para um treinamento específico aos atendentes. Para os fornecedores, a iniciativa é um diferencial importante para que o vendedor tenha argumentos na hora de atender ao cliente. “Focamos mais o histórico da empresa para que o balconista conheça melhor a fabricante e se sinta mais à vontade para falar dela”, explica o representante comercial da Faber Castell, Ademir José Nardeli. A Polar, que trabalha com monitores de freqüência cardíaca para esportistas, faz este trabalho em outras regiões e já identificou resultados. “Vendemos mais nas lojas em que os funcionários participam de um evento como este, porque o treinamento dá segurança ao vendedor que muitas vezes deixava de oferecer o produto por medo de não saber demonstrar ao cliente como funcionava”, conta o agente comercial da empresa, Márcio Ribeiro.
A convenção ainda apresentou aos funcionários o novo conceito das Lojas Fátima: vivendo sua presença. “Este conceito vale tanto para os nossos colaboradores, que passam a maior parte de sua vida na empresa, como para os clientes, que têm a companhia das Lojas Fátima em todas as etapas da vida”, destaca o gerente da empresa, Júlio César Wessler.