AlfaPress é um blog para divulgar as atividades da Alfa Comunicação Empresarial e de seus clientes. Também tem a intenção de repassar informações que interessem aos jornalistas de modo geral. (48) 3433.6116 alfa@alfacom.jor.br

20 novembro 2006

Polônia busca parceiros no Sul de Santa Catarina


Incentivar os negócios entre a Polônia e as empresas da região Sul de Santa Catarina foi o objetivo da visita do conselheiro-chefe da Embaixada da Polônia no Brasil, Piotr Maj, a Criciúma. Em palestra realizada na CDL, Maj falou da situação econômica de seu país, das atrações turísticas e das possibilidades de acordos de cooperação entre os dois países.
De acordo com o conselheiro-chefe da Embaixada, a Polônia é um “país dinâmico, aberto e com muita tecnologia”. Além de mão-de-obra mais barata e carga tributária mais baixa do que outros países da União Européia, a Polônia é um dos países que têm os fundos estruturais, uma espécie de fundo perdido, como incentivo para novos investimentos dentro de parcerias público-privadas.
Os programas de cooperação da Polônia com Santa Catarina começaram em 2004, ano em que o governador Luís Henrique da Silveira viajou em missão de negócios para aquele país. No ano seguinte, os resultados já apareceram. As exportações catarinenses para a Polônia cresceram 60% e da Polônia para Santa Catarina, 70%.
Além de acordos de cooperação, Piotr Maj explicou que a intenção é fazer com que a Polônia se torne um pólo de logística na Europa, principalmente pelo baixo custo da mão-de-obra e da baixa carga tributária. De acordo com Maj, os impostos naquele país baixaram 27% e com isso a arrecadação aumentou 30%.