AlfaPress é um blog para divulgar as atividades da Alfa Comunicação Empresarial e de seus clientes. Também tem a intenção de repassar informações que interessem aos jornalistas de modo geral. (48) 3433.6116 alfa@alfacom.jor.br

18 setembro 2006

CDL alerta lojistas para a venda indevida de informações de crédito

A CDL de Criciúma lançou uma campanha de alerta aos lojistas de Criciúma e região para a utilização indevida do nome do SPC e das informações do banco de dados do sistema. É que o Serviço de Proteção ao Crédito é o único a oferecer informações de crédito, ou seja, aqueles dados sobre clientes que deixaram de pagar nas lojas através do sistema de crediário ou carnê. Quem sustenta este banco de dados é o próprio lojista, quando realiza a negativação do cliente inadimplente no SPC.
O presidente da CDL, Renato Carvalho, explica que há outros bancos de dados, como o Serasa e o Bacen, para a consulta de cheques. Estas informações também estão disponíveis no SPC, mas outros serviços similares também as fornecem. No entanto, dados daqueles clientes que deixaram de pagar o carnê ou o crediário nas lojas somente o SPC é que tem.
O que vem ocorrendo em várias partes do Estado, inclusive em Criciúma, são empresas oferecendo as informações de crédito aos lojistas a um custo baixo. Há até mesmo a venda de senhas do SPC pela internet, mas só depois de pagar é que o lojista fica sabendo que foi lesado e que aquela senha não dá acesso ao sistema.
A CDL está alertando os lojistas e pede àqueles que foram lesados que denunciem. “Somente o SPC tem informações de crediário”, confirma o presidente da CDL, Renato Carvalho. As denúncias podem ser feitas pelo telefone 3431-2100.