AlfaPress é um blog para divulgar as atividades da Alfa Comunicação Empresarial e de seus clientes. Também tem a intenção de repassar informações que interessem aos jornalistas de modo geral. (48) 3433.6116 alfa@alfacom.jor.br

03 outubro 2006

Empresas Rio Deserto recebem nesta semana dois prêmios Empresa Cidadã

As Empresas Rio Deserto recebem na próxima quinta-feira (05/10) os dois prêmios Empresa Cidadã, concedidos pela ADVB/SC. O título foi conquistado a partir do reconhecimento dos resultados dos projetos Içara Mais Doce, inscrito na categoria participação comunitária, e Estação Ecológica Costão da Serra, na categoria preservação ambiental. A solenidade de entrega dos prêmios ocorre a partir das 19h30min, no Clube Harmonia Lyra, em Joinville. Para o recebimento do prêmio, as Empresas Rio Deserto estão formando um grupo de profissionais da empresa e parceiros nos projetos para ir a Joinville.

CONHEÇA OS PROJETOS VENCEDORES

IÇARA MAIS DOCE
O projeto foi criado a partir da identificação da necessidade de novas áreas para a instalação de caixas de abelha. Notícia em jornal informava da dificuldade de produção de mel em Içara por falta destes espaços, ameaçando o título de Cidade mais doce do país. As Empresas Rio Deserto tiveram a iniciativa de chamar parceiros e iniciar um projeto de distribuição de mudas de eucalipto melífero. Neste sentido, participam do projeto: Epagri, Unisul, Unesc, Rádio Difusora, Associação de Apicultores Içara e Secretária Municipal Agricultura de Içara, cada um com uma atribuição diferente. A expectativa era de distribuir 100 mil mudas em 2005, mas o interesse dos agricultores fez com que fossem distribuídas 150 mil. Em 2006, estão sendo distribuídas 200 mil mudas.
Resultados – Com orientação técnica e mobilização dos agricultores, o projeto Içara Mais Doce atingiu 46 propriedades em 2005. As perdas não chegaram a 1%. Com o plantio das 150 mil mudas de 2005, há a expectativa de um incremento de 10% na produção de mel em cada safra, daqui a dois anos. Além de impulsionar a produção de mel, o projeto também contribui para o reflorestamento de áreas desocupadas e dá aos agricultores a possibilidade de uma renda alternativa, através da lenha que poderá ser obtida num período de cinco anos.

ESTAÇÃO ECOLÓGICA COSTÃO DA SERRA
As Empresas Rio Deserto cederam à Unesc, em regime de comodato, uma área de 300 hectares de mata nativa totalmente preservada. Localizada na encosta da Serra, em Siderópolis, a área tem importância fundamental para o ecossistema da região, no entanto ainda não foi estudada. Por isso, o local foi chamado de Estação Ecológica Costão da Serra e está disponível para que alunos da Unesc realizem estudos. Neste sentido, os estudantes dos cursos de Ciências Biológicas, Engenharia Ambiental, Geografia, Engenharia de Agrimensura, Arquitetura e mestrado em Ciências Biológicas podem aproveitar a área para desenvolver pesquisas e estudos para monografias, teses, dissertações. Além de contribuir para a produção acadêmica, o conhecimento da área é importante para a preservação ambiental e proteção da Mata Atlântica. Através das pesquisas da Unesc, poderá se conhecer relevo, nascentes, fauna, flora e outras características daquela área.