AlfaPress é um blog para divulgar as atividades da Alfa Comunicação Empresarial e de seus clientes. Também tem a intenção de repassar informações que interessem aos jornalistas de modo geral. (48) 3433.6116 alfa@alfacom.jor.br

25 janeiro 2007

Golpe da lista telefônica retorna

A CDL de Criciúma está alertando aos lojistas para que fiquem atentos ao golpe da lista telefônica, já praticado em anos anteriores e que agora retorna com ameaças aos empresários. O golpe acontece de várias formas. Uma delas é o envio de faturas via fax aos lojistas para que façam o pagamento da inclusão do nome da empresa em uma suposta lista telefônica. Depois, o lojista recebe ligação cobrando a conta, a partir de R$ 750, e ameaçando colocar a empresa em cartório. A origem das ligações é de Campinas, São Paulo. Em alguns casos, a fatura não é enviada via fax e o lojista recebe ligações com ameaças de colocar a empresa no cartório. "Teve um caso em que o golpista disse à lojista que a empresa perderia o CNPJ", conta o vice-presidente de Serviços da CDL, Henrique Vargas.
A CDL de Criciúma está entrando em contato com a Delegacia Regional de Polícia para saber se há alguma forma de impedir estes golpes, apesar de a origem dos telefonemas ser São Paulo. O presidente do Sindilojas, José Sérgio Búrigo, foi um dos que recebeu ligações dos golpistas. "Quando perguntei em que conta poderia ser feito o depósito, me passaram uma conta em nome de pessoa física", relata. Búrigo conta que já houve um caso em Siderópolis em que o empresário pagou o valor, depois foi verificar no cartório a sua situação e descobriu que nunca houve nada.
A recomendação da CDL e do Sindilojas é de que os lojistas não façam nenhum tipo de pagamento, recolham o máximo de informações que puderem sobre quem estiver ligando e denuncie à polícia.