AlfaPress é um blog para divulgar as atividades da Alfa Comunicação Empresarial e de seus clientes. Também tem a intenção de repassar informações que interessem aos jornalistas de modo geral. (48) 3433.6116 alfa@alfacom.jor.br

15 março 2007

CDL apresenta Cheque Garantido


A segurança que o Serviço de Proteção ao Crédito já oferece aos lojistas será ampliada. Através de uma parceria com a empresa GCredit, a CDL está implantando o serviço Cheque Garantido. O serviço é oferecido através da grade de consultas do SPC e funciona da seguinte forma: quando recebe um cheque como pagamento, o lojista consulta no banco de dados do SPC se o consumidor não possui restrições. A GCredit, então, dá uma autorização de recebimento e fornece um código ao lojista que ele deve anotar no verso do cheque. No caso de o documento ser devolvido por insuficiência de fundos, o lojista envia o cheque para a GCredit, e no fim do mês a empresa ressarce a loja. “Além da segurança no recebimento de cheques, o lojista pode incrementar suas vendas a prazo, através do recebimento de cheques pré-datados. Outra vantagem é a redução da inadimplência, já que há ressarcimento dos cheques”, explica o vice-presidente de serviços da CDL, Henrique Vargas.
As consultas para a garantia de cheques têm um custo unitário e uma taxa de remuneração da garantia, calculada sobre o valor de cada cheque. Para usufruir do sistema é preciso efetuar um contrato com a GCredit. O associado recebe treinamento sobre os procedimentos que deve adotar no recebimento de cheques e também sobre como utilizar o sistema corretamente.