AlfaPress é um blog para divulgar as atividades da Alfa Comunicação Empresarial e de seus clientes. Também tem a intenção de repassar informações que interessem aos jornalistas de modo geral. (48) 3433.6116 alfa@alfacom.jor.br

28 setembro 2006

Mais de 600 pessoas prestigiam aniversário da CDL de Criciúma

Os 40 anos de fundação da CDL de Criciúma foram comemorados no dia 26 em uma festa que teve a entrega do Prêmio Mérito Lojista e homenagens a várias pessoas que fizeram parte da história da entidade. Mais de 600 pessoas compareceram na Sociedade Recreativa Mampituba para prestigiar o aniversário da entidade. Entre os homenageados estavam os ex-presidentes da CDL de Criciúma, funcionários com 15 anos de casa e o governador Eduardo Moreira. A CDL também recebeu homenagens da FCDL/SC, através de uma placa entregue pelo presidente Roque Pelizzaro Júnior, e da Acic, também com uma placa entregue pelo presidente Edilando de Moraes.
Os vencedores do Prêmio Mérito Lojista nas 12 categorias também receberam o prêmio na Sociedade Recreativa Mampituba. O Mérito Lojista foi desenvolvido pela Confederação Nacional das CDLs (CNDL) e já é realizado em outras cidades, onde se costuma premiar os fornecedores. Em Criciúma, o prêmio é um reconhecimento a empresas, empresários e personalidades que investem no crescimento do setor, com a intenção de incentivar os varejistas a investirem em ações para fortalecer e profissionalizar o setor.Para chegar até os 12 vencedores, o Prêmio foi dividido em etapas. Na primeira, um júri composto por pessoas ligadas às áreas de comércio, economia, indústria e imprensa indicaram cinco nomes para cada categoria. Os nomes escolhidos passaram pela avaliação de 200 associados da CDL que, dos cinco, escolheram somente um para cada categoria.

21 setembro 2006

Melhorias desenvolvidas por funcionários da Rio Deserto são apresentadas em evento em Concórdia

As Empresas Rio Deserto participam no próximo sábado, 23, do 8° Encontro Catarinense de Equipes de Melhorias – CCQ, evento que vai reunir 16 empresas catarinenses para discutir os Sistemas de Gestão da Qualidade. A Rio Deserto estará presente de duas formas no evento: através da Mostra de Projetos de Equipes de Melhoria, com a apresentação de um trabalho realizado por colaboradores da Unidade IV – Mina Barro Branco, e também através de uma palestra para mostrar outra melhoria desenvolvida na Floresul.
"Confecção e montagem de um sistema e engate para travamento seguro das carretinhas de transporte" é o trabalho desenvolvido por um grupo de colaboradores da Unidade IV – Mina Barro Branco. Já a melhoria que vai merecer destaque na forma de uma palestra é a sobreenxertia no cultivo de laranjas, desenvolvido na unidade Floresul para evitar perdas e melhorar a produtividade no cultivo de laranja.
O Núcleo Catarinense de Promoção do CCQ – Círculo de Controle de Qualidade foi criado em 1999 para fortalecer os Sistemas de Gestão de Qualidade e incentivar a gestão participativa nas empresas catarinenses. Através de grupos de melhorias, os colaboradores das empresas são incentivados a buscar soluções para dificuldades que afetam a segurança e o conforto do trabalhador, a produtividade ou implicam em custos maiores. Só nas Empresas Rio Deserto há 15 equipes em sete unidades, envolvendo quase 80 funcionários.

Empresas Rio Deserto comemoram o Dia da Árvore com atividade ambiental em escola de Lauro Müller


As Empresas Rio Deserto promoveram uma atividade diferente com os alunos da Escola de Ensino Fundamental Professora Ligia Chaves Cabral, na localidade de Itanema, em Lauro Muller, para comemorar o Dia da Árvore nesta quinta-feira. Nos dois períodos, técnicos da Rio Deserto foram na escola para fazer uma palestra a 120 estudantes e realizar o plantio de mudas com eles.Na palestra, o engenheiro ambiental João Hector Zanette, do Departamento de Preservação e Gerenciamento Ambiental da Rio Deserto, falou sobre o porquê de o Dia da Árvore ser comemorado no dia 21 de setembro, contou sobre as árvores em extinção e as espécies características da nossa região. Após a palestra, o engenheiro ambiental orientou o plantio de mudas nativas de Ipê Amarelo e Corticeira.

19 setembro 2006

Começa a distribuição de cartilhas da Campanha A Força do Sul nas Urnas

Depois de receber os candidatos ao Governo do Estado, ao Senado, à Câmara dos Deputados e à Assembléia Legislativa, a Campanha Pelo Voto Comprometido com a Região Carbonífera – A Força do Sul nas Urnas, coordenada pela CDL e Acic, passa agora pela distribuição de cartilhas para a população de Criciúma.
Foram produzidos 50 mil exemplares, das quais 30 mil começaram a ser distribuídas nesta terça-feira, dia 19, nos terminais de ônibus e 20 mil nas universidades, alertando os eleitores sobre a importância de votar em candidatos comprometidos com a região e com as prioridades definidas pelas 43 entidades participantes da Campanha. A entrega do material será realizada até sexta-feira, dia 29. O material também será encartado nos três jornais diários da cidade. Além das cartilhas, estão sendo distribuídos três mil adesivos.
A Campanha pelo Voto Comprometido com a Região Carbonífera – A Força do Sul nas Urnas também já está sendo veiculada em rádios, jornais e em outdoors. “Entramos na segunda etapa da Campanha”, resume o presidente da CDL, Renato Carvalho.

Locais e horários de distribuição:

Terminais de ônibus – de 19 a 29 de setembro, de manhã e a tarde.

Unesc Campus – 19 e 21 de setembro, às 19 horas.
Colégio Energia – 20 de setembro, às 19 horas.
Esucri – 22 de setembro, às 19 horas.
Unesc Centro – 25 de setembro, às 19 horas.
Satc – 26 de setembro, às 19 horas.

CDL de Criciúma completa 40 anos e premia lojistas

Os 40 anos de fundação da CDL de Criciúma serão comemorados no próximo dia 26 com a entrega do Prêmio Mérito Lojista. Os vencedores nas 12 categorias (lista abaixo) irão receber o prêmio na Sociedade Recreativa Mampituba, a partir das 20 horas.
O Mérito Lojista foi desenvolvido pela Confederação Nacional das CDLs (CNDL) e já é realizado em outras cidades, onde se costuma premiar os fornecedores. Em Criciúma, o prêmio é um reconhecimento a empresas, empresários e personalidades que investem no crescimento do setor, com a intenção de incentivar os varejistas a investirem em ações para fortalecer e profissionalizar o setor.
Para chegar até os 12 vencedores, o Prêmio foi dividido em etapas. Na primeira, um júri composto por pessoas ligadas às áreas de comércio, economia, indústria e imprensa indicaram cinco nomes para cada categoria. Os nomes escolhidos passaram pela avaliação de 200 associados da CDL que, dos cinco, escolheram somente um para cada categoria.

Vencedores do Prêmio Mérito Lojista:

1 – Mérito Ação de Comunicação Institucional
Supermercados Giassi

2 – Mérito Ação Promocional
Lojas Koerich

3 – Mérito Ação Social
Rede Angeloni de Supermercados

4 – Mérito Capacitação de Mão-de-Obra
Forauto Veículos

5 – Mérito Inovação Tecnológica
Cliniimagem

6 – Mérito Sócio-Honorário CDL
Ernesto B. Góes (in memorian)

7 – Mérito Empresarial
Agrovêneto

8 – Mérito Jovens Talentos
Júlio César Wessler – Lojas Fátima

9 – Mérito Novos Setores
Propé Calçados

10 – Mérito Pequenos Negócios
Cricifios

11 - Mérito Expansão de Negócios
Supermercados Bistek

12 – Mérito Profissional de Varejo do Ano
Diniz Gaidzinski - Jugasa

18 setembro 2006

Empresas Rio Deserto são premiadas pela ADVB/SC

As Empresas Rio Deserto vão receber o Prêmio Empresa Cidadã, concedido pela ADVB/SC, em duas categorias: participação comunitária e preservação ambiental. O anúncio das empresas vencedoras na oitava edição do prêmio foi feito nesta segunda (18/09) pela ADVB. A Rio Deserto venceu com os projetos Içara Mais Doce, em participação comunitária, e Estação Biológica Costão da Serra, em preservação ambiental. A solenidade de entrega do prêmio será realizada no dia 05 de outubro, em Joinville.
No projeto Içara Mais Doce, as Empresas Rio Deserto, em parceria com entidades de Içara, mobilizaram agricultores para o plantio de eucaliptos melíferos. Em 2005, foram distribuídas 150 mil mudas – 120 mil pela Rio Deserto e 30 mil pela Prefeitura de Içara. Em 2006, são mais 100 mil mudas. O objetivo é aumentar a área em que podem ser instaladas caixas de abelhas para a produção de mel. Só com as mudas distribuídas no ano passado, há a expectativa de aumentar em 10% a produção de mel.
Já no projeto Estação Biológica Costão da Serra, que venceu na categoria preservação ambiental, as Empresas Rio Deserto cederam para a Unesc uma área de 300 hectares de mata nativa preservada, onde estão sendo realizadas pesquisas sobre a fauna e a flora locais.

CDL alerta lojistas para a venda indevida de informações de crédito

A CDL de Criciúma lançou uma campanha de alerta aos lojistas de Criciúma e região para a utilização indevida do nome do SPC e das informações do banco de dados do sistema. É que o Serviço de Proteção ao Crédito é o único a oferecer informações de crédito, ou seja, aqueles dados sobre clientes que deixaram de pagar nas lojas através do sistema de crediário ou carnê. Quem sustenta este banco de dados é o próprio lojista, quando realiza a negativação do cliente inadimplente no SPC.
O presidente da CDL, Renato Carvalho, explica que há outros bancos de dados, como o Serasa e o Bacen, para a consulta de cheques. Estas informações também estão disponíveis no SPC, mas outros serviços similares também as fornecem. No entanto, dados daqueles clientes que deixaram de pagar o carnê ou o crediário nas lojas somente o SPC é que tem.
O que vem ocorrendo em várias partes do Estado, inclusive em Criciúma, são empresas oferecendo as informações de crédito aos lojistas a um custo baixo. Há até mesmo a venda de senhas do SPC pela internet, mas só depois de pagar é que o lojista fica sabendo que foi lesado e que aquela senha não dá acesso ao sistema.
A CDL está alertando os lojistas e pede àqueles que foram lesados que denunciem. “Somente o SPC tem informações de crediário”, confirma o presidente da CDL, Renato Carvalho. As denúncias podem ser feitas pelo telefone 3431-2100.

12 setembro 2006

Paraatleta Marlete Vicente chega do Mundial na Holanda

A paraatleta Marlete Vicente chega nesta quarta-feira, 13 de setembro, a Criciúma depois de participar do Mundial de Paraatletismo, na Holanda. Para recepcionar a atleta, amigos da Judecri e familiares promoverão uma festa, a partir das 19h30min, na sede da Judecri.
Esta foi a terceira competição mundial que teve a participação da paraatleta de Criciúma, Marlete Vicente. Ela obteve a 9 ª colocação na prova de dardo e a 10ª posição nas competições de peso e de disco. Para a treinadora da paraatleta, Marina Nakagaki, o desempenho de Marlete foi bom, já que ela conseguiu manter as marcas obtidas nas competições nacionais. Marina pondera que há muitos países investindo no esporte e que este não é exatamente o caso do Brasil. “A China está investindo bastante e nós, aqui, não conseguimos nem realizar os regionais”, argumenta.
A paraatleta Marlete Vicente participou de competições nacionais com o apoio das Empresas Rio Deserto. O desempenho nas provas no Brasil é que viabilizaram a ida da atleta para o mundial na Holanda, integrando o Comitê Paraolímpico Brasileiro.

Fórum para Pais e Educadores discute informação e conhecimento

O Colégio São Bento realiza no próximo sábado, 16 de setembro, a partir das 8 horas, a terceira edição do Fórum para Pais e Educadores, um espaço para discussão de temas que envolvem a educação e comportamentos. Neste ano, será desenvolvido o tema “A era da competência: transformando informação em conhecimento”, com a participação de palestrantes de renome nacional.
O 3° Fórum para Pais e Educadores será dividido em quatro palestras. Entre os temas que serão abordados estão as novas aprendizagens, a dislexia, motivação e auto-estima no processo de aprendizagem e os novos rumos da educação.
Uma das palestrantes mais aguardadas é a psicóloga Clarisse Leal, autora de vários livros e que já ministrou mais de mil palestras na América do Sul. Clarisse encerra o 3° Fórum para Pais e Educadores, com palestra a partir das 15h20min sobre o tema “A motivação e a auto-estima no processo de aprendizagem”.
O 3° Fórum para Pais e Educadores é uma promoção do Colégio São Bento, mas está aberto a toda a comunidade. Várias empresas apóiam o evento, entre elas as Empresas Rio Deserto, que estarão com estande mostrando suas ações sociais na região Sul de Santa Catarina.

Fórum para Pais e Educadores discute informação e conhecimento

O Colégio São Bento realiza no próximo sábado, 16 de setembro, a partir das 8 horas, a terceira edição do Fórum para Pais e Educadores, um espaço para discussão de temas que envolvem a educação e comportamentos. Neste ano, será desenvolvido o tema “A era da competência: transformando informação em conhecimento”, com a participação de palestrantes de renome nacional.
O 3° Fórum para Pais e Educadores será dividido em quatro palestras. Entre os temas que serão abordados estão as novas aprendizagens, a dislexia, motivação e auto-estima no processo de aprendizagem e os novos rumos da educação.
Uma das palestrantes mais aguardadas é a psicóloga Clarisse Leal, autora de vários livros e que já ministrou mais de mil palestras na América do Sul. Clarisse encerra o 3° Fórum para Pais e Educadores, com palestra a partir das 15h20min sobre o tema “A motivação e a auto-estima no processo de aprendizagem”.
O 3° Fórum para Pais e Educadores é uma promoção do Colégio São Bento, mas está aberto a toda a comunidade. Várias empresas apóiam o evento, entre elas as Empresas Rio Deserto, que estarão com estande mostrando suas ações sociais na região Sul de Santa Catarina.

08 setembro 2006

Exposição de 100 Barbies conta história da moda do Egito Antigo ao século 21



Uma viagem pela moda do Egito Antigo ao século 21 contada pela boneca Barbie é o foco da exposição “Barbie na Moda”, instalada no Shopping Della Giustina a partir desta terça-feira, 12 de setembro.

A exposição é composta de 100 bonecas de edição limitada pertencentes ao acervo pessoal do colecionador paulista Carlos Keffer e já foi vista por mais de um milhão de pessoas. É a primeira vez que “Barbie na Moda” vem a Santa Catarina. A mostra também apresenta 18 fotografias criadas pelo fotógrafo e curador do evento, Ricardo Schetty, destacando bonecas de cada época.
O professor de História de Moda, João Braga, do Senac Moda/SP, supervisionou a escolha dos temas e selecionou as principais transformações nas roupas ao longo do tempo e cada boneca apresenta uma legenda com informações históricas.

O objetivo é oferecer uma aula de história da moda de uma maneira diferente, apresentada pela boneca-símbolo de comportamento e tendências. Os visitantes terão oportunidade de conhecer trajes, comportamentos e movimentos culturais de diversas épocas, penteados e acessórios de 18 períodos históricos e também criações de estilistas consagrados como Lino Villaventura, Walter Rodrigues, Alexandre Herchcovich, Christian Dior, Givenchy, Coco Chanel, Bob Mackie, André Courrèges, entre outros.

Os destaques ficam por conta das luxuosas Barbie Rainha Elizabeth, representando o período Renascentista, e Barbie Maria Antonieta, representando o Barroco. Os vestidos reproduzem modelos mostrados em clássicas pinturas da época. Também ganham espaço as Barbies Étnicas, com trajes de diversas culturas, Neoluxuosas do século 21 e as Noivas.

A exposição “Barbie na Moda” fica no Shopping Della Giustina até dia 25 de setembro. Na abertura, no dia 12, cada lojista do Della faz ainda o lançamento de suas coleções primavera/verão 2007.

04 setembro 2006

Campanha pelo Voto no Sul encerra apresentações de candidatos

A Campanha pelo Voto Comprometido com a Região Carbonífera – A Força do Sul nas Urnas encerrou hoje as apresentações dos candidatos as majoritárias e proporcionais com a presença do candidato ao Governo do Estado, João Facchini, da Coligação Frente de Esquerda, formada pelos partidos PSOL, PSTU e PCB. O candidato ao governo do Estado falou durante dez minutos propondo mudanças estruturais a serem feitas realizadas, com uma reforma ao governo mantido atualmente. O candidato a deputado federal, Gustavo Harder e o candidato a deputado estadual, Gilmar Axé, também apresentaram suas propostas durante cinco minutos.
Ao final, os candidatos assinaram o termo de compromisso com as reinvidicações propostas pelas 42 entidades que fazem parte da Campanha, mas com a exigência da exclusão de alguns itens do documento como a revisão das alíquotas do Imposto Simples Federal, readequação as leis na esfera federal, estadual e municipal, referentes à legislação ambiental, permitindo a utilização de áreas de mineração degradadas e recuperadas, discussão de legislação de emissões apropriada a situação brasileira – revisão da CONAMA 08/90, apoio a recuperação do passivo às pequenas tecnológicas sobre captura e estocagem de carbono, logística para o carvão mineral, apoio institucional ao carvão mineral, treinamento para o setor carbonífero, utilização do carvão mineral e geologia (relativas ao setor carbonífero).
A Campanha pelo Voto no Sul recebeu seis candidatos ao Governo do Estado, com a participação de candidatos as proporcionais.O presidente da ACIC, Edilando de Moraes, ressaltou que o próximo passo será uma reunião com todas as 42 entidades que compõem a Campanha para que se faça um balanço dos documentos assinados pelos candidatos. “É importante que salientamos que a Campanha não acaba aqui, continuaremos agora com a cobrança daquilo que foi assinado pelos candidatos, realizando reuniões constantes para a cobrança das promessas”, finaliza.

(Fonte: NtCom - assessoria de imprensa Acic)

01 setembro 2006

Entidades vão entregar prioridades para Cristovam Buarque

O candidato do PDT à Presidência da República estará recebendo as prioridades levantadas pelas entidades empresariais no ato que acontecerá às 17 horas, no Auditório São José. O presidente da CDL de Criciúma, Renato Carvalho, e o presidente da Acic, Edilando de Moraes, representarão as mais de 40 entidades e clubes de serviço que participam da campanha pelo voto comprometido com a Região Carbonífera – A Força do Sul nas Urnas.
O documento que será entregue a Cristovam Buarque tem prioridades nas áreas de infra-estrutura, política econômica, impostos e tributos, meio ambiente, segurança pública, além de ações específicas para o carvão mineral.

Coligação Frente de Esquerda encerra apresentações da Campanha pelo Voto no Sul

Nesta segunda-feira, 04 de setembro, acontece o último encontro da Campanha pelo Voto Comprometido com a Região Carbonífera - A Força do Sul nas Urnas, às 13 horas, na ACIC, com a participação de candidatos às majoritárias e proporcionais da coligação Frente de Esquerda, liderada pelo candidato ao Governo do Estado, João Fachine.
No encontro desta segunda-feira com lideranças empresariais e entidades, poderão participar todos os candidatos as majoritárias e proporcionais da coligação Frente de Esquerda. Os convites aos candidatos ficam sob responsabilidade da coligação. O candidato ao governo terá 10 minutos para fazer o pronunciamento. Todos os outros candidatos presentes terão tempo de cinco minutos cada..
A Campanha pelo Voto Comprometido com a Região Carbonífera – A Força do Sul das Urnas – está sendo ancorada pela ACIC e CDL de Criciúma, mas envolve mais de 40 entidades empresariais e clubes de serviço. A idéia foi trazer os candidatos ao Governo do Estado, ao Senado, à Câmara dos Deputados e à Assembléia Legislativa nas entidades empresariais (CDL e Acic) para que eles conheçam as prioridades para a região (levantadas através de indicação das entidades empresariais e clubes de serviço) e assumam o compromisso com elas através da assinatura do documento elaborado.
(Fonte: NtCom)

Pesquisa é apresentada a jornalistas

O olhar da imprensa da região sobre as assessorias rendeu um debate entre os profissionais que atuam em veículos de comunicação, empresas e organizações. A pesquisa elaborada pela jornalista Suzi Nascimento, sócia da Hexa Comunicação Integral, apontou pontos fortes e fracos no trabalho dos assessores de imprensa que atuam no sul catarinense. Cerca de 40 profissionais participaram do debate. A pesquisa completa e a análise feita pela jornalista podem ser acessados no site da Hexa no link http://www.hexacom.com.br/pesquisa.htm

Confira as fotos do evento.















Suzi apresentou os números apurados













































Foto oficial (com o banner!!)

















Chef Mota e o milagre: a massa que fez os jornalistas ficarem sem falar

















Priscila, José Adílio e Clarissa Crispim


















Lene de Costa e Marli Vitali
















Para quem só prestou atenção na massa, ali atrás estão Mário Medalha, Suzi, Andressa Fabris, Sandro de Mattia, Gilvan de França e Chef Mota

















Fernanda, Eduardo, Tati, Larissa e o metido do Sandro

















Lene, Márcia e Deise. Lá atrás, mas não menos importantes, Marli e Tati



















Anderson de Jesus e Deza Bergman

















Vanessa, Fábio, Adriana, Jaqueline, Milena e Mosca

















Suzi (ali no cantinho), Tati, Deise e Larissa