Em seu primeiro ano, o projeto Içara Mais Doce superou as expectativas das entidades participantes. No lançamento, em maio de 2005, a expectativa era distribuir 100 mil mudas de eucalipto melífero para os agricultores de Içara, com o objetivo de prevenir a falta de espaço para a realização da apicultura. No entanto, meses após o lançamento, as inscrições realizadas pelos agricultores mostraram uma demanda de mais de 200 mil mudas. Com isso, as Empresas Rio Deserto doaram 20 mil mudas a mais, totalizando 120 mil mudas, e a Secretaria de Agricultura de Içara doou outras 30 mil.
Mas não foi só na aceitação por parte dos agricultores que o Içara Mais Doce obteve sucesso. Quem recebeu as mudas também realizou um bom trabalho, e algumas mudas já atingem o tamanho de 2 metros. A média geral de tamanho das mudas é de 70 centímetros, considerado excelente pelo técnicos que acompanham o projeto. Outro fator positivo foi a média de perdas, que mão ultrapassa 1%. Ao lançar o projeto, os organizadores receavam que as formigas poderiam ser um problema para o desenvolvimento das mudas doadas. Mas o bom trabalho realizado pelos agricultores no cuidado das plantações fez com que as formigas não atacassem os eucaliptos.
Quantidade de mudas doadas: 150 mil, sendo 120 mil doadas pelas Empresas Rio Deserto e 30 mil peça Secretaria de Agricultura de Içara
Propriedades que receberam mudas: 47
Média de perdas: 1%
Tamanho atual das mudas: As primeiras mudas plantadas já alcançam de 1,5 metros a 2 metros de altura. As mais recentes têm altura média de 70 centímetros.
Histórico do Projeto: Ao tomar conhecimento dos futuros problemas que a apicultura içarense iria ter por falta de áreas para a produção de mel, as Empresas Rio Deserto tomaram a iniciativa de realizar o projeto Içara Mais Doce. Para tornar a idéia realidade, foram convidadas as seguintes entidades parceiras: Secretaria de Agricultura de Içara, Associação dos Apicultores, Epagri, Unisul e Rádio Difusora. Cada entidade tinha uma responsabilidade, incluindo aí contato com os agricultores, mobilização dos apicultores, divulgação, levantamento dos dados e estatísticas, acompanhamento do plantio das mudas, orientação aos agricultores, recebimento das inscrições. Às Empresas Rio Deserto coube a doação das mudas de eucalipto melífero.
Influência do projeto na apicultura: De acordo com as expectativas do presidente da Associação de Apicultores de Içara, Alcides Rosso, as mudas plantadas em 2005 através do projeto Içara Mais Doce deve gerar um incremento de 10% na produção de mel do município, ou seja, cerca de 50 toneladas. Isso só acontecerá a partir da primeira florada, prevista para daqui dois anos.
Lançamento em 2006: O lançamento da segunda etapa do Projeto Içara Mais Doce está marcado para o dia 05 de abril, às 14 horas, na Casa da Cultura em Içara. Neste dia, haverá uma exposição das fotos das propriedades que participaram do projeto em 2005. Em 2006, o projeto Içara Mais Doce irá distribuir 200 mil mudas de eucaliptos melíferos, sendo 100 mil doadas pelas Empresas Rio Deserto e 100 mil pela Secretaria de Agricultura de Içara. Novas parcerias devem integrar o projeto em 2006, mas os contatos ainda estão sendo realizados.
Situação do Mel em Içara; O município de Içara conta atualmente com cerca de 60 apicultores, que juntos somam uma produção média de 500 toneladas de mel por ano. A maior parte da produção de Içara, mais ou menos 80%, segue para exportação, principalmente para a Europa.
Visita a duas propriedades nesta quinta-feira (02/03): Duas propriedades que receberam mudas de eucalipto através do Içara Mais Doce foram visitadas nesta quinta por uma comissão formada pelos parceiros do projeto e imprensa. A primeira área foi do agricultor Antônio da Silveira, produtor de fumo que direcionou três hectares para o cultivo de 6 mil mudas de eucalipto. Nesta propriedade, um apiário foi instalado neste ano, aguardando a primeira florada, prevista para daqui dois anos. A segunda propriedade visitada foi a dos agricultores Luiz e Guerino Zaccaron, também produtores de fumo e responsáveis pelo cultivo de 12 mil mudas através do projeto Içara Mais Doce.