AlfaPress é um blog para divulgar as atividades da Alfa Comunicação Empresarial e de seus clientes. Também tem a intenção de repassar informações que interessem aos jornalistas de modo geral. (48) 3433.6116 alfa@alfacom.jor.br

30 janeiro 2007

Mega terá 630 empresas em liquidação

A Megaliquidação Criciúma está marcada para a próxima semana, 05 a 10 de fevereiro, e vai contar com 632 empresas participantes. As adesões foram encerradas na última sexta-feira. Agora, a campanha publicitária entra no ar para motivar consumidores de toda a região para vir a Criciúma aproveitar as promoções. No anúncio de TV, o garoto-propaganda será Ciro Bottini, campeão de vendas do canal Shoptime.
A maior parte das empresas que participam da Mega continuam sendo lojas de confecções, calçados, eletrodomésticos e eletroeletrônicos. No entanto, a diversificação aumenta a cada ano. De pet shops a materiais de construção, o consumidor conta com uma variedade maior de segmentos participando da Mega. Sem contar os prestadores de serviços, são mais de 100. Só de operações voltadas à alimentação, como bares, restaurantes e lanchonetes, são mais de 60 opções no cardápio da Mega.
- SERVIÇOS -
Além de colocar o varejo de Criciúma em promoção, a Megaliquidação vai ter serviços aos consumidores. Sete concessionárias de veículos vão oferecer check up grátis; o Setor de Identificação da Polícia Civil vai instalar quiosques em três locais da cidade para emitir gratuitamente carteiras de identidade; e a CDL também estará com uma barraca na Praça Nereu Ramos para estimular os consumidores a quitarem suas dívidas, intermediando negociações entre lojistas e clientes.

Contribuição Sindical Patronal deve ser recolhida nesta quarta

Empresas de todo país, inclusive as micro e pequenas optantes do Simples, tem nesta quarta-feira (31/01) o compromisso de recolher a contribuição sindical patronal. Determinada pela CLT – Consolidação das Leis do Trabalho, a contribuição é destinada à manutenção de sindicatos patronais, a entidades setoriais e ao Governo Federal, no caso para a conta especial Emprego e Salário do Ministério do Trabalho e Emprego.
As microempresas e as empresas de pequeno porte optantes pelo SIMPLES (Lei nº 9.317/96) não estão dispensadas do pagamento da Contribuição Sindical Patronal. De acordo com a advogada da Fecomércio/SC, Denise dos Reis Cabral, a Lei do Simples é hierarquicamente inferior à CLT, que obriga as empresas a pagarem a Contribuição Sindical Patronal. “Ainda, em se tratando das Contribuições devidas ao Sistema S, o artigo 240 da Constituição ressalta que estas contribuições não pertencem ao sistema tributário e previdenciário. Portanto não foram nem podem ser atingidas pela Lei do Simples (Lei nº 9.317/2006)”, esclarece a advogada.
O presidente do Sindilojas de Criciúma, José Sérgio Búrigo, afirma que a contribuição é fundamental para a manutenção da entidade. “Nosso trabalho vai além da negociação com o sindicato dos empregados do comércio. Também trabalhamos pelo desenvolvimento do setor”, afirma Búrigo. Ele destaca a parceria que o Sindilojas mantém com a CDL de Criciúma em ações como o Natal Mágico e a Megaliquidação, que estimulam o movimento de consumidores e as vendas.
Além disso, José Sérgio Búrigo ressalta outras finalidades da contribuição sindical. “Criciúma está prestes a receber uma unidade do Senac, com um investimento de 3 milhões de reais. Isto é resultado da contribuição sindical patronal”, explica.
Apesar dos benefícios, Búrigo conta que uma parte significativa do varejo local não recolhe a contribuição e alerta para o risco de autuação pela Delegacia Regional do Trabalho, quando a DRT realiza inspeções nas empresas, exigindo as guias de recolhimento do imposto sindical, conforme a lei.

Música e motivação na palestra pré-Megaliquidação Criciúma

A CDL de Criciúma vai promover na quinta-feira (01/02) uma palestra com o consultor Adroaldo Lamaison, para preparar os lojistas e vendedores para a Megaliquidação Criciúma. O evento acontece a partir das 19 horas, no auditório do Colégio São Bento, e a entrada é gratuita para as lojas que participam da Megaliquidação.
Formado em Teologia e ex-padre, Adroaldo Lamaison atuou como vendedor, em recursos humanos e em treinamento. Agora, ele alia a experiência profissional com a de padre para fazer palestras motivacionais. O principal diferencial de Lamaison é o uso da música e do humor. Com violão, ele faz paródias associando músicas famosas com técnicas de vendas. Na última Convenção Nacional de Lojistas, em Gramado, Adroaldo Lamaison foi o palestrante mais festejado e aplaudido.

29 janeiro 2007

Carteiras de identidade serão emitidas de graça na Megaliquidação

Cidadãos sul-catarinenses terão um serviço adicional na Megaliquidação, marcada 05 a 10 de fevereiro em Criciúma. Eles poderão tirar a primeira via da carteira de identidade gratuitamente na semana da promoção. A Delegacia Regional de Polícia irá montar quiosques no Centro, no Rio Maina e na Próspera para atender a quem ainda não tiver carteira de identidade. A expectativa é de que mil identidades sejam encaminhadas nos cinco dias de serviço.
A emissão das carteiras se dará em dias diferentes em cada local. Na segunda e na terça (05 e 06/02), o quiosque estará no bairro Próspera; na quarta e na quinta (07 e 08/02), no Rio Maina; e na sexta-feira (09/02), na Praça Nereu Ramos. “Os bairros terão mais dias porque os moradores de lá têm mais dificuldades para vir ao Centro emitir a identidade”, explica o presidente da CDL, Renato Carvalho.Para fazer a carteira, é preciso levar certidão de nascimento original e uma cópia dela e duas (02) fotos 3X4 recentes. Normalmente, fazer a primeira via da carteira de identidade custa R$ 11 ao cidadão. Na semana da Mega, o documento será feito gratuitamente. O chefe do setor de identificação da 6ª Delegacia Regional de Polícia, Luis Carlos Machado, explica que moradores de qualquer cidade da região poderão aproveitar a Mega para encaminhar o documento de identidade. Nos quiosques montados na Próspera, no Rio Maina e no Centro, serão encaminhados os documentos e agendada uma data para depois buscar a identidade pronta.

25 janeiro 2007

Golpe da lista telefônica retorna

A CDL de Criciúma está alertando aos lojistas para que fiquem atentos ao golpe da lista telefônica, já praticado em anos anteriores e que agora retorna com ameaças aos empresários. O golpe acontece de várias formas. Uma delas é o envio de faturas via fax aos lojistas para que façam o pagamento da inclusão do nome da empresa em uma suposta lista telefônica. Depois, o lojista recebe ligação cobrando a conta, a partir de R$ 750, e ameaçando colocar a empresa em cartório. A origem das ligações é de Campinas, São Paulo. Em alguns casos, a fatura não é enviada via fax e o lojista recebe ligações com ameaças de colocar a empresa no cartório. "Teve um caso em que o golpista disse à lojista que a empresa perderia o CNPJ", conta o vice-presidente de Serviços da CDL, Henrique Vargas.
A CDL de Criciúma está entrando em contato com a Delegacia Regional de Polícia para saber se há alguma forma de impedir estes golpes, apesar de a origem dos telefonemas ser São Paulo. O presidente do Sindilojas, José Sérgio Búrigo, foi um dos que recebeu ligações dos golpistas. "Quando perguntei em que conta poderia ser feito o depósito, me passaram uma conta em nome de pessoa física", relata. Búrigo conta que já houve um caso em Siderópolis em que o empresário pagou o valor, depois foi verificar no cartório a sua situação e descobriu que nunca houve nada.
A recomendação da CDL e do Sindilojas é de que os lojistas não façam nenhum tipo de pagamento, recolham o máximo de informações que puderem sobre quem estiver ligando e denuncie à polícia.

Visitas à Anac e Ministério da Justiça podem trazer benefícios à região

Comitiva catarinense que visitou a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e o Ministério da Justiça nesta quinta-feira (25/01) saiu satisfeita das duas reuniões. Pela manhã, o grupo foi recebido pelo presidente da Anac, Milton Zuanazi, e ouviu dele o compromisso de melhorias no Aeroporto Diomício Freitas e de liberação de vôos comerciais. Já no período da tarde, a reunião foi com o Ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, para quem foram apresentados pleitos referentes à emissão de passaportes e a implantação da Polícia Federal em Criciúma. "Foram reuniões muito proveitosas, com compromissos firmados tanto para o aeroporto quanto para a Polícia Federal', conta o presidente da CDL de Criciúma, Renato Carvalho, que também representava a Acic e a OAB.
Além do presidente da CDL, Renato Carvalho, foram a Brasília o prefeito de Criciúma, Anderlei Antonelli; o vice-governador, Leonel Pavan; o secretário de articulação nacional de SC, Geraldo Althoff; o deputado estadual Clésio Salvaro; o deputado federal Edson Bez de Oliveira; o chefe do setor de identificação da Polícia Civil de Criciúma, Luís Carlos Machado; e o procurador da República Darlan Antônio Dias.
Na Anac, o grupo conversou durante uma hora e meia com o presidente Agência, Milton Zuanazi, a respeito do Aeroporto Diomício Freitas. Zuanazi garantiu a instalação de um esteira no aeroporto; comprometeu-se a agilizar a liberação de vôos comerciais, assim que as empresas aéreas fizerem a solicitação; e vai agendar a vinda do avião laboratório da Anac para realizar a calibragem dos equipamentos do Diomício Freitas. Além disso, o grupo solicitou que a Anac interfira junto à Infraero para que seja feita a ampliação da pista. "Pensamos no futuro, pois a pista hoje já é adequada para receber Fokker 100 e A319", afirma o presidente da CDL Renato Carvalho.
Já no Ministério da Justiça, o ministro Márcio Thomaz Bastos assumiu o compromisso de encaminhar os pleitos da região ao Diretor da Polícia Federal, Paulo Lacerda. Em seguida, a comitiva visitou a Sede da Polícia Federal, onde tiveram reunião com a dra. Viviane Rosa, responsável pela análise e planejamento das ações da PF.
Num primeiro momento, o objetivo é obter um equipamento que faça o novo modelo de passaporte, já que de 01 de agosto de 2005 até 07 de dezembro de 2006, foram emitidos 4.284 passaportes para cidadãos de 34 municípios da Amrec, Amesc e Amurel. Após esta etapa, a comitiva pleiteia a instalação de uma delegacia da Polícia Federal em Criciúma para atender a todos os municípios do Sul no que diz respeito à emissão de passaporte, crimes de tráfico e sonegação fiscal, entre outras questões pertinentes à atuação da PF.

Presidente da Anac garante melhorias no Aeroporto Diomício Freitas

A primeira reunião da comitiva de políticos e empresários a Brasília já foi positiva. O grupo conversou durante uma hora e meia com o presidente da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), Milton Zuanazi, a respeito do Aeroporto Diomício Freitas. Zuanazi garantiu a instalação de um esteira no aeroporto; comprometeu-se a agilizar a liberação de vôos comerciais, assim que as empresas aéreas fizerem a solicitação; e vai agendar a vinda do avião laboratório da Anac para realizar a calibragem dos equipamentos do Diomício Freitas. Além disso, o grupo solicitou que a Anac interfira junto à Infraero para que seja feita a ampliação da pista. "Pensamos no futuro, pois a pista hoje já é adequada para receber Fokker 100 e A319", afirma o presidente da CDL Renato Carvalho, que no encontro também representava a Acic e a OAB.
Além do presidente da CDL, Renato Carvalho, estão em Brasília o prefeito de Criciúma, Anderlei Antonelli; o vice-governador, Leonel Pavan; o secretário de articulação nacional de SC, Geraldo Althoff; o deputado estadual Clésio Salvaro; o deputado federal Edson Bez de Oliveira; e o chefe do setor de identificação da Polícia Civil de Criciúma, Luís Carlos Machado. Agora às 15 horas, integra-se ao grupo o procurador da República, Darlan Antônio Dias, para a reunião com o Ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos. Neste segundo encontro do dia, será tratada a implantação da Polícia Federal em Criciúma. Num primeiro momento, o objetivo é obter um equipamento que faça o novo modelo de passaporte, já que de 01 de agosto de 2005 até 07 de dezembro de 2006, foram emitidos 4.284 passaportes para cidadãos de 34 municípios da Amrec, Amesc e Amurel. Após esta etapa, a comitiva pleiteia a instalação de uma delegacia da Polícia Federal em Criciúma para atender a todos os municípios do Sul no que diz respeito à emissão de passaporte, crimes de tráfico e sonegação fiscal, entre outras questões pertinentes à atuação da PF.

Megaliquidação: é tempo também de quitar dívidas

A CDL vai estar na Praça Nereu Ramos nos dias da Megaliquidação Criciúma prestando serviços ao consumidor e agindo como conciliadora. Das 16h às 21h, os consumidores vão poder consultar sua situação no SPC em uma estrutura montada na Praça Nereu Ramos. Caso haja inadimplência e interesse em regularizar sua situação, o consumidor deverá preencher um formulário declarando como pretende fazê-lo. A CDL então, entra em contato com os credores e intermedia o acerto. “A CDL vai fazer uma ponte. Vamos ligar para os lojistas e ver se podem baixar juros, parcelar, enfim, ver o que podem fazer para o consumidor quitar sua dívida”, explica o vice-presidente de serviços da CDL, Henrique Vargas. “O serviço é semelhante ao de conciliação que é realizado no Fórum, mas a diferença é que a iniciativa parte do cliente e não do lojista”, diz.
O serviço oferecido na Praça será gratuito. Se o consumidor precisar de uma declaração por escrito do SPC, precisará se dirigir à sede da CDL, onde o serviço também estará sendo oferecido das 8h às 12 horas e das 13h15 às 18h.

24 janeiro 2007

Criciúma pode voltar a emitir passaportes

Lideranças de Criciúma se reúnem nesta quinta-feira, dia 24, com o ministro da Justiça, Márcio Tomaz Bastos, em Brasília, para tratar da volta de emissão de passaportes em Criciúma. De acordo com o presidente da CDL, Renato Carvalho, a comitiva vai solicitar a implantação da máquina que emite o novo modelo de passaporte em Criciúma, para a continuidade deste serviço à população Sul-catarinense. Na pauta está ainda a implantação de uma agência da Polícia Federal na cidade. “Mesmo sem estrutura fixa na região, a Polícia Federal vem realizando trabalhos elogiáveis, com investigações na área de entorpecentes, sonegação fiscal, além da emissão de passaportes. Para fortalecer ainda mais este trabalho, é que o Sul de Santa Catarina almeja a implantação da Delegacia da Polícia Federal em Criciúma”, explica Carvalho.
O encontro no Ministério da Justiça está marcado para as 15 horas. Fazem parte da comitiva o vice-governador Leonel Pavan, o prefeito de Criciúma Anderlei Antoneli, o Procurador da República Darlan Aíton Dias, o deputado federal Edinho Bez, o deputado estadual Clésio Salvaro, além do presidente da CDL Renato Carvalho.

17 janeiro 2007

Rio Maina terá horários de ônibus especiais para a Mega

A Megaliquidação Criciúma vai ganhar um adicional na região do Rio Maina. Três novas linhas de ônibus serão disponibilizadas pela Associação Criciumense de Transporte Urbano (ACTU) para circular somente naquela região e dar opção de deslocamento aos consumidores durante os dias da promoção (5 a 10 de fevereiro) O itinerário foi discutido em reunião nesta quarta-feira, dia 17, entre a empresa de transporte e lojistas do Núcleo da CDL Rio Maina.
Ficou definido que uma linha sairá do centro do Distrito passando pelos bairros Laranjinha, Vila Zuleima e Vila Francesa, retornando ao local de partida (antigo estacionamento da empresa Catarinense). A segunda linha parte do Rio Maina e percorre os bairros Cidade Mineira e Santa Luzia, também retornando ao Rio Maina. E a terceira linha faz o percurso Rio Maina, Jardim União. Os horários são das 8h30 às 21h20.
“Identificamos através de pesquisa uma dificuldade dos consumidores dos arredores de virem para o Centro do Rio Maina”, explica o vice-presidente da CDL Núcleo Rio Maina, José Plácido Filho. “A intenção é incrementar o comércio do Rio Maina, atraindo os consumidores de bairros vizinhos”, diz. A alternativa foi aprovada pelos lojistas participantes. “A Megaliquidação sem esse transporte interbairros é praticamente zero para nós. Isso veio selar um desejo muito antigo nosso”, conta o lojista Élio Daleffe.
Sobre a possibilidade de as linhas permanecerem após a Mega, o gerente de transportes da ACTU, Décio Tiscoski, disse que a possibilidade existe, mas vai depender do fluxo de passageiros.


Confira as linhas

Rio Maina/Laranjinha/Vila Zuleima/Vila Francesa/Rio Maina
10 horários por dia
Duração do percurso: 30 minutos

Rio Maina/Cidade Mineira/Santa Luzia/Rio Maina
09 horários por dia
Duração do percurso: 30 minutos


Rio Maina/Jardim União/Rio Maina
09 horários por dia
Duração do percurso: 20 minutos

11 janeiro 2007

Governador assume compromisso de buscar implantação da Polícia Federal em Criciúma


Empresários da região de Criciúma participaram nesta quinta-feira de uma audiência com o Governador Luís Henrique da Silveira. Na pauta, assuntos como: implantação da Polícia Federal, anel de contorno viário, retorno de vôos comerciais e o investimento do Badesc na região. “O encontro foi muito produtivo e o governador demonstrou interesse em resolver estas pendências da região”, afirma o presidente da CDL, Renato Carvalho, presente no encontro.
Durante a reunião, um dos assuntos levantados pelo presidente da CDL foi a implantação da Polícia Federal em Criciúma. “Num primeiro momento, pedimos ao Governador que se empenhe em trazer um equipamento para emissão do novo passaporte em definitivo para Criciúma”, explica Renato Carvalho. Após esta etapa, Luís Henrique da Silveira assumiu o compromisso de marcar audiência com o Superintendente da Polícia Federal, em Brasília, para solicitar que seja incluída no orçamento da União a instalação da delegacia da PF em Criciúma.
Além deste assunto, o governador Luís Henrique da Silveira disse aos empresário sul-catarinenses que a obra do anel de contorno viário continuará e mais oito quilômetros deverão ser viabilizados. Quanto ao aeroporto, o governador afirmou que irá a São Paulo, com uma comitiva de empresários, para tentar junto às empresas Tam e Ocean Air o retorno dos vôos comerciais para o Aeroporto de Forquilhinha.

08 janeiro 2007

Megaliquidação Criciúma está marcada para o período de 05 a 10 de fevereiro

Megaliquidação Criciúma 2007 já tem data marcada: de 05 a 10 de fevereiro. Até agora, 400 empresas, entre lojas e prestadores de serviço, aderiram à promoção. Um serviço especial de telemarketing continua fazendo contato com as empresas para adesão. No período da Mega, o comércio funcionará até as 21 horas de segunda à sexta e até as 12h, no sábado.
Esta é a quinta edição da Megaliquidação Criciúma, criada pela CDL do município para suprir as baixas vendas da temporada de verão. Além de envolver o varejo, a Megaliquidação Criciúma vem procurando mobilizar prestadores de serviços, hotéis, bares e restaurantes.
Com forte campanha publicitária, a promoção vem conquistando consumidores de outros municípios. Na edição de 2006, pesquisa realizada demonstrou que 25% dos consumidores da Mega são de fora de Criciúma. Para o presidente da CDL, Renato Carvalho, este ano será especial para a Mega, já que o início das aulas na rede pública no dia 12 deve trazer de volta à cidade boa parte dos consumidores na semana da promoção. "Estamos com boa adesão também. De todos os contatos feitos até agora, apenas 12 empresas não aderiram", comemora Carvalho.

04 janeiro 2007

ACI participa de mostra fotográfica comemorativa ao aniversário de Criciúma


O aniversário de 127 anos de colonização de Criciúma será comemorado com a Mostra Fotojornalística “Lentes da Cidade”, organizada pela Secretaria de Comunicação Social (Secom), Fundação Cultural de Criciúma (FCC) e conta com o apoio da Associação Catarinense de Imprensa (ACI). A abertura do evento acontece sábado (06/01), às 18 horas, no hall do Criciúma Shopping. A exposição é composta por seis fotógrafos profissionais, entre eles jornalistas, que atuam nos veículos de circulação municipal e também no Estado.
A idéia da mostra surgiu a partir da intenção da Secretaria de Comunicação Social em programar algo que unisse os festejos do aniversário da cidade e ainda valorizar aqueles profissionais que estão sempre por trás das lentes de suas máquinas, registrando os fatos que marcam a história da cidade.
A exposição também contempla jornalistas que se aventuram no texto literário. São poesias com o mesmo tema das fotos: Criciúma. Escreveram as profissionais Lene de Costa, Maristela Benedet, Vanessa Feltrin, Suzi Nascimento, Patrícia Nonnenmacher, Daniela Niero e Taize Pizoni. Os fotógrafos que integram a mostra são Andreza Bergmann, Caio Marcelo, Daniel Búrigo, Guto Kuerten, Tiago Tavares e Ulisses Job.